Ereoatá

Ereoatá Teatro de Bonecos

Ereoatá é uma palavra de orígem indígena que significa fazer bonito e encontra em seu prefixo a palavra Ere que em yorubá quer dizer energia da criança. O Ereoatá Teatro de Bonecos, foi criado em 2001, pelos artistas Eliete Teles e Rubenval Meneses,  a partir da Cia Tupã de Teatro que tinha como objetivo  ampliar suas atividades de arte educação, fortalecer o desenvolvimento do teatro, formar novos grupos com seus próprios atores assumindo papel de multiplicadores de suas próprias experiências artísticas.

           Em 2009 o Grupo que é filiado a Associação Cultural Tupã tem seu projeto de Pesquisa, Registro e Difusão do Teatro de Bonecos aprovado no Edital de Pontos de Cultura da Bahia, ampliando suas atividades de arte educação e pesquisa na linguagem do teatro de bonecos, voltadas a cidade de Lauro de Freitas e Região Metropolitana de Salvador. São dez anos de trabalho, desenvolvendo Seminários, Oficinas e apresentando espetáculos, formando e capacitando multiplicadores do teatro de bonecos, além de desenvolver um trabalho localizado de conscientização e sensibilização ambiental, através de oficinas artísticas e da apresentação de espetáculos de teatro de bonecos, pois trabalhamos com reciclagem de materiais como papel, madeira, retalhos e garrafas pet’s, na confecção dos bonecos.

Atualmente o Grupo é formado por quatro bonequeiros/ pesquisadores, educadores e atores graduados no curso de licenciatura em teatro pela Universidade Federal da Bahia.

Equipe Técnica:

Rubenval Meneses
Diretor, ator, artista circense, bonequeiro, músico e professor de Teatro. Coordenador do Grupo e Presidente da Associação Cultural Tupã.

Eliete Teles
Atriz, bonequeira e professora de Teatro. Coordenadora das Oficinas do Ponto de Cultura e Criadora do Projeto aprovado como ponto de Leitura: Leitura de Mundo com Teatro de Bonecos.

Eliana Souza
Atriz, bonequeira, contadora de histórias, professora de Teatro, figurino e adereços. É professora de Teatro no Colégio Mendel, além de desenvolver trabalhos voluntários com crianças com necessidades especiais, em trabalho realizado na Mansão do caminho e Lar Vida.

Valdíria Souza
Atriz, produtora, bonequeira e professora de Teatro.









Adicionar legenda