sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Espetáculo Auto da Barca do Inferno em curta temporada no Teatro Xisto Bahia

O Grupo Trapos e Cia. apresenta o clássico AUTO DA BARCA DO INFERNO dias 13 e 14 de Dezembro de 2013 (sexta-feira e sábado) às 20 h,  no Teatro Xisto Bahia - Barris. 
Foto: João Carlos Pereira 
De gênero cômico satírico, o espetáculo põe em cena a refinada comicidade do teatro vicentino, onde a sátira social, a estética popular e a caricatura da realidade vivida compõem o desenrolar das cenas. A encenação que tem como protagonista o ator Lázaro Machado (das minisséries “Ó Paí Ó” e “Pedra do Reino”), que representa o “Diabo” e Clovis Oliveiras (Feministas de Muzenza) o “Anjo”, utiliza o riso, o gracejo, a poesia  para mostrar cenicamente a diversidade e a critica social em diversos aspectos: religiosa, social, de crenças, de linguagem, de gênero, de tradição e de moralidade.

Foto: João Carlos Pereira 

Com adaptação de Solange Simões (diretora teatral, especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporânea formada pela UNB), que também assina a direção do espetáculo. A montagem do Grupo Trapos e Cia. com intenção crítica de promover reflexões sobre  os comportamentos sociais, a corrupção humana e, contextualizado ampliar a percepção da atualidade.  Faz uma releitura da peça alegórica escrita no séc. XVI pelo português Gil Vicente para o contexto do teatro contemporâneo, associando-a ao âmbito sociocultural da sociedade brasileira. 

Foto: João Carlos Pereira 

A encenação inova a estética do auto vicentino com a contextualização histórica e, mostra a construção do cômico do auto em cenas contemporâneas com a representação caricata de tipos sociais oriundos da nossa sociedade. Utiliza as novas tecnologias, que exibe projeções de imagens com efeitos visuais, temporalização, cenas urbanas. Bem como, apropria-se das características  histórica da relação entre  a Literatura de Cordel do Nordeste brasileiro com o  Teatro Renascentista de Portugal para criar a ambientação cênica que mostra à diversidade cultural e as expressões do teatro popular através da riqueza estética do patrimônio cultural do Nordeste. Como abre o dialogo com conceitos atuais como: Sustentabilidade, para interagir com o tema usa na confecção do cenário material reciclado nas barcas tridimensionais; o Princípio da Não Violência e da Não Corrupção, com a exibição no vídeo cenográfico de ativistas humanistas - sociais - ambientalistas oriundos da nossa sociedade que representam os cavaleiros do texto original.


Com classificação de 12 anos, o espetáculo atende ao interesse cultural de público diferenciado de todas as demandas socais. A  trilha sonora é composta por músicas selecionadas da MPB, folclóricas, instrumentais, regionais nordestinas e baianas, medievais da península ibérica e música angolana – estilo house africano (kuduro).


SERVIÇO:

O que: Espetáculo Teatral “AUTO DA BARCA DO INFERNO
Onde:  Teatro Xisto Bahia – Barris  Telefone: ( 71) 31178103  
Quando: 13 e 14 de Dezembro de 2013 (sexta-feira e sábado)
Horário: às 20 h  
Quanto: R$ 20 e R$ 10
Fotos: João Carlos Pereira
Realização: Grupo Trapos e Cia. / ArteMovimento Produção Cultural

Maiores Informações:
E-mail: cia.trapose4@gmail.com; solsimoesj@gmail.com
Blog: www.autodabarca17.blogspot.com
Contato: Ângela Daltro (71) 88233617; Solange Simões (71 ) 9151 - 0465 e Than Galdino ( 71 )  8863 1774

Nenhum comentário:

Postar um comentário