quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Livro Mulheres de Axé será Lançado no Teatro Castro Alves

O lançamento acontece no domingo (17), 17 horas, no Teatro Castro Alves



O livro ‘Mulheres de Axé’, que traz a história de mais de 200 yalorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, terá novo lançamento no próximo dia 17 de novembro, às 17hs, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. A publicação destaca o trabalho das lideranças femininas pela preservação da cultura negra e combate à intolerância religiosa. O evento acontece numa parceria entre secretarias estaduais de Cultura (Secult), Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fundação Cultural Palmares e Coletivo de Entidades Negras (CEN).

A iniciativa reforça o conjunto de atividades do chamado “Novembro Negro” na Bahia, dando expressiva visibilidade ao segmento feminino. “É uma valorização pela história de luta, ações empreendedoras e de resistência das religiosas, fundamentais para manter viva a tradição do povo negro e das religiões de matrizes africanas”, definiu o historiador Marcos Rezende, que organizou a publicação.

ALVORADA DOS OJÁS – Na madrugada do dia 16 para o dia 17 de novembro (entre 00h e 05h da manhã), outra atividade, denominada ‘Alvorada dos Ojás’, irá marcar a cidade de Salvador. Adeptos dos cultos de matriz africana usarão o branco (cor de Oxalá) não apenas nos trajes. Dique do Tororó, Corredor da Vitória e Campo Grande também se vestirão com os ojás (tecidos brancos utilizados nos rituais de candomblé). O objetivo é exigir respeito e combater a intolerância religiosa, além de pedir paz e vida para todas as pessoas da cidade do Salvador.

No mesmo dia do lançamento, um documentário produzido com as religiosas será exibido a partir das 18hs, encerrando o encontro. Na seqûencia também será projetado o filme ‘Jardim das Folhas Sagradas’, do cineasta baiano Pola Ribeiro. Estarão presentes, para além de mulheres e homens de axé, representantes do Governo do Estado, lideranças do movimento negro e de defesa da liberdade religiosa, militantes da área dos direitos humanos, bem como personalidades e artistas convidados.

A publicação – Para a produção do ‘Mulheres de Axé’ foram mapeados terreiros das nações Bantu, Gêge e Nagô, com destaque para o perfil de liderança feminina comum à grande maioria destes espaços religiosos. O catálogo oferece um rico material de pesquisa para públicos diversos, a exemplo de pesquisadores, estudantes e cidadãos de um modo geral. ‘Mulheres de Axé’, que conta com imagens dos fotógrafos Fafá Araújo, Jean-Claude Aldonce e Sandro Bahia e programação visual de Jonas Santos, é uma realização do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e conta com apoio do Governo da Bahia, através de Casa Civil, SPM e SEPROMI.



Serviço: 

O quê: Lançamento do livro Mulheres de Axé.
Quando: 17 de novembro de 2013 (domingo), a partir das 16:30hs.
Onde: Teatro Castro Alves (Campo Grande) – Salvador/BA. 

Contato: Coletivo de Entidades Negras (CEN) - 71 3011-0100.
Dick Johnny - (71) 8821-2065
 Yuri Silva - (71) 9241-5328

Nenhum comentário:

Postar um comentário