segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Exibição do Documentário La Rebelión Pinguina no CineFacom nesta quarta-feira (27)

Com a temática sobre Videoativismo o CineFacom também receberá o diretor Carlos Pronzato no auditório da Facom às 19 horas.




Com entrada gratuita para todos os interessados em cinema, seja estudante ou público em geral o CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA, nesta quarta-feira (27), exibe o documentário “La Rebelión Pinguina: Los Estudiantes secundarios chilenos contra el sistema”, do cineasta argentino radicado na Bahia Carlos Pronzato. A mostra especial é voltada ao videoativismo, que contará também com a exibição de um vídeo retrospectiva da obra do cineasta com duração de 10’ (dez minutos) e com a presença do diretor Carlos Pronzato que participará de um bate-papo com o público após a exibição. A sessão acontece às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

O Cinefacom promove mostras quinzenais, de variados gêneros e temáticas, possibilitando a inscrição de vídeos de estudantes matriculados na UFBA. Atualmente o CineFacom é realizado com apoio da UFBA através do Edital PROEXT/Eventos 2013, com emissão de certificados de horas de extensão acadêmica.


O filme

Em maio de 2006, o Chile presenciou o surgimento e maturação do movimento de estudantes secundários, que configuraram um processo de luta e imensa força com mais de um milhão de estudantes mobilizados em todo o território nacional. Com protestos de rua e principalmente tomadas de colégio, os pinguins, como são conhecidos os estudantes secundaristas no Chile, exigiram não só melhoras na educação, mas também mudanças estruturais no país e selaram um caminho de luta.

Ficha Técnica:

A Rebelião dos Pinguins: Os estudantes chilenos secundaristas contra o sistema. Título Original: La Rebelión Pinguina: Los Estudiantes secundarios chilenos contra el sistema. CHL/ARG 2008. Duração 40’. Cámara, Guión y Dirección: Carlos Pronzato. Co-Dirección e Edición: Omar Nery. Producción Ejecutiva: Carlos Pronzato. Realización: La Mestiza Audiovisual. Asessor de investigacción: Jurgen Klapp. Musica: Motin en La na Sala (Hiphologia) Sandino Rockres. Documentales utilizados: Actores Secundarios (2005) Dir.: Jorge Leiva, La Confe en Toma (2006) Dir.: Fernando Lavanderos, Deseducados Vol 1 (2006) Dir.: Coletivo Novo Sur. Cor.

Carlos Pronzato

Nascido na Argentina, o cineasta vive no Brasil desde 1989.  Poeta, escritor, diretor teatral e cineasta, teve suas obras audiovisuais e literárias destacadas pelo compromisso com a cultura, a memória e com o protagonismo popular, destacando as lutas de movimentos sociais e estudantis.

Possui documentários clássicos sobre as mobilizações populares que derrubaram presidentes em 2001 e 2003, na Argentina e Bolívia, respectivamente, filmes de memória, de historia e da celebração da cultura e da luta dos afro-latino-americanos.

Entre seus filmes feitos no Brasil destacam-se: Canudos numa longa curva",  "A Bahia de Euclides da Cunha”, “Até Oxalá Vai à  Guerra, uma historia de racismo e intolerância religiosa”, "Marighella, quem samba fica, quem não samba vai embora", “Dandara, enquanto morar for um privilegio, ocupar e um direito”, “Pinheirinho, tiraram minha casa, tiraram minha vida”, A Revolta do Buzu", “Maio Baiano”, "O Distúrbio Está Só Começando - Passe Livre/DF”.

Temas sensíveis como a transposição do rio São Francisco não foram esquecidos pela lente do cineasta que os retratou nos filmes "Além do Jejum - As Verdades Sobre o Velho Chico" e "A Greve de Fome do Velho Chico".

Serviço

O quê: XII CineFacom - Exibição do documentário “A Rebelião Pinguina” | Carlos Pronzato | 2008, 40’
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA. Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina.
Quando: 27 de novembro, às 19 horas
Quanto: Entrada franca

 Maiores informações: cinefacom@gmail.com | cinefacom.wordpress.com | facebook.com/cinefacom | (71) 9968-7733 (Camila Brito) | (71) 8820-8653 e 9206-0397 (Valdíria Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário