terça-feira, 21 de maio de 2013

A ancestralidade da cultura Afro em cena. Ultimas apresentações do Espetáculo Lenda das Yabás.

Foto: Fábio S. Tavares


O Espetáculo Lenda das Yabás, que está em cartaz há ininterruptos cinco meses, realizará quatro apresentações extras.  A temporada que estava prevista para encerrar no dia 26 de Maio se estenderá pelas duas primeiras semanas de Junho sempre aos Sábados e Domingos (18, 19, 25 e 26 de Maio/ 01, 02, 08 e 09 de Junho) às 20:h  no Centro Cultural Ensaio.  

A encenação que tem texto e direção de Fábio S. Tavares (Escombros, Benedita, Fogueira) apresenta a história da ancestralidade da cultura afro-brasileira utilizando-se das lendas de sete Yabás: Yansã, Obá, Ewá, Oxum, Nanã, Otim e Yemanjá descrevendo a fúria de um Deus (Olorum) que age de acordo com suas emoções. O espetáculo traz os Orixás em forma humana e sua dramaturgia valoriza a oralidade das personagens frisando que todo ser vivo possui uma parcela divina sendo capaz de se conectar com Deus com base nas suas energias e ações emitidas. 

A história contada pelos 17 atores da Companhia de Teatro Terra Brasilis se localiza num passado e tempo indefinidos onde revoltado com a destruição e discórdias que os homens vêm causando a aiê (Terra) Olorum infertiliza as mulheres (as Yabás) e prende a chuva para que a terra fique seca causando a extinção da raça humana. Exu, que consegue chegar a Olorum tornando-se guardião do segredo que poderá salvar os homens e a Terra da destruição aproveitando-se da situação e ao longo de toda história causa diversas armadilhas buscando a vingança pelo mau que os homens lhe causaram exigindo festa e comida para revelar o segredo até que Oxalá vem ao reino de Xangô para selar a paz entre Olorum e os homens transformando-os em orixás e conscientizando os Seres que ali antes viviam sem valorizar o que lhes é dado de forma generosa pelo Deus Maior.  
Foto: Fábio S. Tavares
O QUE: Espetáculo “Lenda das Yabás”
QUANDO: Sábados e Domingos às 20: horas (18, 19, 25 e 26 de Maio/ 01, 02, 08 e 09 de Junho)
ONDE: Sala de Teatro do Centro Cultural Ensaio (Av. Leovigildo Filgueiras nº 58 Garcia)
INGRESSOS: R$ 20, (int.) – R$ 10, (meia) – Classificação: 16 anos.
CONTATOS: 71- 3018-7122/ 3328-3628 –www.lendadasyabas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário