segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Coletivo de Artes João Ninguém participando do Festival de Teatro Amador da Bahia – FETA


 O Festival de Teatro Amador da Bahia – FETA recebe votação do júri popular para melhor espetáculo
Para votar acesse o site aqui


O blog Nós na Cidade vota no Coletivo de Artes João Ninguém e pede os votos de internautas, amigos e seguidores.


O Coletivo de Artes João Ninguém  é  um grupo performático experimental que mescla teatro e hip hop, agregando a outras habilidades artísticas possuídas pelos seus integrantes, tais como, capoeira, dança de rua, canto, rap etc.

Formado por 20 integrantes, artistas independentes das periferias de Salvador, que utilizam a arte-educação como ferramenta didática e filosófica, o Coletivo já tem 6 anos de existência. As ações desenvolvidas por essa iniciativa cultural são de caráter socioeducativo, com intenção de reeducar jovens e adolescentes através da arte.

Essa iniciativa foi idealizada em 2006 pelo ator e rapper Ailson Leite / O Homem Negro, morador do bairro de Pernambues “colocou a cabeça na janela e avistou jovens aparentando terem entre 13 e 15 anos, com armas de fogo na mão, aquelas supostas crianças segurando um objeto de tamanho poder”. Percebendo que esses garotos só precisavam de oportunidade surgiu a ideia de criar um coletivo que agregasse diversas vertentes artísticas. No mesmo ano conheceu Alessandra, professora e produtora cultural idealizadora de alguns projetos no bairro de Cajazeiras, os dois se uniram com alguns artistas independentes e promoveram o evento Festival hip hop de Cajazeiras onde surgiu o Coletivo que trabalha em prol da juventude carente.

Em 2009 foi montada uma esquete com 5 atores chamada “João Ninguém”. Em 2010  fez  apresentações  no festival de artes promovido pelo Colégio Estadual Central da Bahia e na Semana da Consciência Negra de Cajazeiras. Em  2011, a esquete “João Ninguém” foi adaptada para ser uma peça teatral, com o mesmo nome depois de ser contemplado no Prêmio Cultura Hip Hop 2010, edição Preto Gohéz, realizado pelo instituto empreender em parceria com o Ministério da Cultura. O espetáculo fez apresentações no FESTG- Festival de Teatro Gente 2012 e agora participando do Festival de Teatro Amador da Bahia, está concorrendo com mais 17 espetáculos o prêmio de melhor espetáculo pelo Juri Popular.

O blog Nós na Cidade vota no Coletivo de Artes João Ninguém e pede os votos de internautas, amigos e seguidores.

O Espetáculo: “A História de João Ninguém”


"A História de João Ninguém” é um espetáculo que tem uma linguagem diferenciada é o primeiro musical rap montado em Salvador tendo seu texto inspirado na música “João Ninguém” composta em 97 pelo rapper o “O Homem Negro” o Ailson Leite que também assina a direção do espetáculo.
Espetáculo musical rap que mescla HIP HOP e cultura afro, em um cenário semelhante a um quilombo, que conta a história do povo pobre brasileiro que em meio as dificuldades tenta sobreviver de maneira digna, trabalhando duro e sendo vendedor ambulante nas ruas.

O texto é baseado em fatos reais, sendo uma analogia entre os antigos quilombolas e os atuais moradores das favelas brasileiras, abordando assuntos como pobreza, miséria e escravidão, ao passo que faz um resgate da cultura afro-brasileira, através dos seus símbolos mais fortes como a capoeira, o candomblé e o Hip Hop.

Ficha técnica do grupo:

Ailson Leite O Homem Negro – Texto e Direção
O Homem Negro e Maurício Lourenzo – Trilha Sonora
Diego Sá- operador de iluminação
Danilo Yahoswa- operador de multimidia
Ailson Leite e Marcos Costa - Cenário
Alessandra Cerqueira - Produção
Lucas Macieira e Manoel dos Santos - Assistentes de produção
Figurino-criação coletiva


Elenco:

Amanda Ferreira
Carol Almeida
Elisson Bispo
Emerson Silva
Fernanda Leite
Giovanna Souza
Gleice Oliveira
Jeninfer Pereira
João Alves
Jayane Alves
Maiolon Fonseca
Renata Souza
Roseane Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário