quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Casulo celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em homenagem a Jorge Amado



Com o tema “(Di)Verso Jorge” a quarta edição do projeto Casulo de Artes Inclusivas leva ao Jardim Palácio da Aclamação, na próxima sexta-feira, dia 21, às 15h, uma diversidade de apresentações artísticas de dança, literatura de cordel, música, teatro e mostra fotográfica para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Simultaneamente, o evento abre a programação da 6ªPrimavera dos Museus, que segue até o dia 30 de setembro, cujo tema é a Função Social dos Museus.

Idealizado e coordenado pelos dançarinos: Ninfa Cunha e Déo Carvalho, o projeto desenvolve trabalhos de arte inclusiva e incentiva as pessoas com deficiência a encontrarem nas artes a possibilidade de abrir as portas da expressão para alcançarem o reconhecimento humano das suas capacidades e sentimentos.

Nesta edição, o Casulo comemora o centenário do escritor Jorge Amado. A escolha deve-se ao fato de Jorge ter sido um dos escritores que mais reverenciou e respeitou a diversidade em suas obras, retratando de forma poética, política e crítica a maneira da sociedade lidar com as diferenças. Realizado em parceria com a Diretoria de Museus (Dimus) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) terá a participação dos secretários estaduais Antônio Albino Rubim (Cultura),Almiro Sena (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e Alexandre Baroni, superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça.
                                                                                                   
Diversidade - Entre os destaques da programação estão os dançarinos, Déo Carvalho e Ninfa Cunha, com a dança contemporânea do romance Gabriela, Cravo e Canela; o cordelista Kitute de Licinho cuja exibição será acompanhada pela banda de percussão do Instituto de Cegos da Bahia. Na sequência, a performance da Associação de Pais e Amigos Banco do Brasil (APABB), com a coreografia Amado Saveiro, inspirada no livro Mar Morto de Jorge Amado. Completam a programação o Grupo de Percussão Mão Amiga-Espaço Via Ponte cantando músicas em homenagem ao escritor, o SESI com o Grupo de Teatro Fábrica Especial de Sonhos, com o Rap do Jorjão. Para encerrar as atividades, a APAE exibirá a dança As Mulheres de Jorge, uma criação coreográfica de Janiere de Almeida.

No jardim do Palácio da Aclamação contaremos com a exposição “Saudoso Jorge” concebida pelos pacientes do IBR e, o artista plástico Allan de Carvalho produzindo uma tela retrato do escritor Jorge Amado.


Serviço:

O quê: Projeto Casulo de Artes InclusivasOnde: Jardim do Palácio da Aclamação, Campo Grande
Quando: 21 de setembro
Horário: 14:30 horas

Quando: 21 de setembroHorário: 14:30 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário