sábado, 11 de agosto de 2012

Com ou sem edital: alternativas do audiovisual independente


Realizadores do cinema e audiovisual baiano debatem a produção independente em
evento promovido pelo Cual - Coletivo Urgente de Audiovisual


Cinema se faz com dinheiro ou com vontade? Para debater essas e outras questões,CUAL – Coletivo Urgente de Audiovisual organiza o encontro de realizadores de cinema e audiovisual Com ou sem edital: alternativas do audiovisual independente. O evento é gratuito e acontece na quinta-feira (23/08), às 19h30, no Solar Boa Vista (Brotas), que é parceiro do projeto. O encontro tem ainda o apoio da Secult - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
foto divulgação CUAL

Dentre os convidados já confirmados, estão diversos nomes do meio cinematográfico baiano. Gente como os diretores Daniel Lisboa, Carlos Pronzato e Edson Bastos, dentre outros realizadores que já produziram com e sem recurso público. O formato do encontro, no entanto, é aberto. O interesse é que todos (com ou sem experiências) possam se expressar livremente no debate.

A proposta do evento é criar um espaço para o debate colaborativo onde surjam ideias e alternativas diversas para a produção do audiovisual contemporâneo. A partir de múltiplas experiências e pontos de vista, a discussão pretende facilitar a formação de uma rede de pessoas interessadas na área, promovendo ações e novos projetos que busquem outras plataformas de produção. Questionar os editais públicos como único caminho para o desenvolvimento do cinema e o audiovisual baiano, propondo novos olhares, filmes, clips e vídeos nos inúmeros formatos de captação e exibição.

Construindo propostas, parcerias e aproximando realizadores, produtores, atores, e pessoas interessadas de outras áreas artísticas, o evento quer também estabelecer demandas que potencializem a discussão para o plano prático. A ideia de realizar o debate veio justamente depois das edições da Mostra Cual, etc e tal, que acontece há cerca de um ano, e onde são exibidos diversos filmes independentes com temas e propostas estéticas distintas. Nas discussões pós-sessões, observou-se o quanto era necessário criar um momento onde se pudesse falar sobre tais alternativas de produção.
Foto: Divulgação CUAL

O encontro faz parte de uma série de ações promovidas pelo Cual que englobam a produção e a exibição dessa vertente do audiovisual. Dentre as novidades, no que diz respeito às ações do coletivo, estão a participação de dois filmes (Fake-me, dir. Marcus Curvelo, e O Caminho Mais Próximo de Casa, dir. Ramon Coutinho e Francisco Gabriel) na 8ª Mostra Cinema Conquista. A participação dos curtas Não Estou Aqui e Fake-me (ambos dirigidos por Marcus Curvelo) em diversos festivais nacionais. E o projeto Oficinas Urgentes Audiovisuais, selecionado pela Funceb, no Calendário das Artes desse ano, voltado para o ensino do audiovisual.

SOBRE O CUAL

"A amizade é matéria prima de qualquer cinema de envergadura!". A frase, do cineasta Júlio Bressane, parece perfeita para explicar o Cual. Composto por um grupo de amigos (publicitários, jornalistas, historiadores, atores, alguns formados na primeira turma do Bacharelado Interdisciplinar em Artes com Concentração na Área de Cinema da UFBA), a ideia do grupo é praticar “um cinema que prioriza o processo e o encontro, a criticidade e a (re)invenção”, como explica Ramon Coutinho, um dos membros do coletivo.

Passado pouco mais de um ano desde a criação do grupo, a fórmula deu bons frutos. "Além de diversos vídeos e experimentos, realizamos em torno de nove curtas nos mais diversos níveis de recurso e estrutura, alguns premiados. Já são doze curtas produzidos. “E há incontáveis roteiros pra filmar nesse segundo ano de atividades...", comenta Coutinho. Além da produção dos vídeos, o Cual frequentemente promove mostras, com trabalhos próprios e de convidados.

O coletivo - formado por Ramon Coutinho, Álvaro Andrade, Marcus Curvelo, Bianca Muniz, Danilo Umbelino, Deise Valente, Bruno Guimarães, Francisco Gabriel Rêgo e Luan Santana Marques - agrega ainda parceiros das mais diversas áreas, como os músicos Vítor e Paulo Rios, do Conjunto de Câmara da Escola de Música (Emus) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Camará, que já fizeram trilhas para os curtas do grupo.


O que - Com ou sem edital: alternativas do audiovisual independente
Onde - Solar Boa Vista (Praça Marquês de Abrantes, s/n - Engenho Velho de Brotas)
Quando - 23/08 (agosto), às 19h30
Quanto - Entrada Franca
Contato - Ramon Coutinho (9253 5429) / cualcinema@gmail.com

Páginas do CUAL:


Solar Boa Vista:
(3116.2009/ 3116.2000/ 3116.2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário