terça-feira, 22 de maio de 2012

Operação Titanic ancora na UFBA



Auditório da Facom recebe filme clássico sobre a tragédia centenária

A Night to Remember (Somente Deus por Testemunha), de 1958, será relançado na próxima quinta-feira (24/05), às 11h, no Auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA. O projeto é realizado pelos alunos do primeiro semestre do curso de Produção em Comunicação e Cultura e concebido pelo professor Marcos Palacios, para a disciplina Oficina de Comunicação Escrita.

O centenário do acidente com o Titanic, o relançamento em 3D do filme do diretor James Cameron e as novas descobertas sobre o naufrágio fazem de 2012 um ano propício para o relaçamento de uma das principais obras cinematográficas sobre a tragédia. A sessão de A Night to Remember tem entrada gratuita, além de pipoca e sorteio de brindes.

A Operação Titanic visa exibir uma obra clássica de difícil acesso ao público, considerada pela crítica como o melhor filme sobre o naufrágio centenário, devido ao seu realismo social e requinte cinematográfico. “Filme cinematograficamente muito bom em termos de realização, tem sequências quase antológicas em termos de cinema. Algumas vezes se aproxima de um documentário, pois há uma produção muito boa do cenário, uma tentativa de recriar o que se imagina ser a vida dentro de um navio”, afirma o professor, pesquisador e orientador do projeto Marcos Palacios.


O rigor e a inserção no contexto apresentado pelo docudrama inglês A Night to Remember faz com que a obra adquira contextos documentais, ainda que seja ficcional. André Setaro, professor da UFBA e crítico cinematográfico, aponta que os trabalhos fílmicos sobre o Titanic possuem esse caratér de documentário graças à reconstituição da época, através dos móveis e indumentárias. Esse aspecto realístico, no entanto, se perde quando são introjetadas histórias de amor, pois “fere o rigor documental para satisfazer os anseios de uma plateia romântica, diria mesmo melodramática”, conforme explica Setaro.


Especialista dedicado ao estudo da memória midiática, Marcos Palacios entende que, em algumas ocasiões, os fatos históricos se fundem de tal modo com os elementos da ficção que se torna difícil distingui-los. As produções sobre o naufrágio do Titanic cumprem esse papel, pois “o cinema é um formador de memórias, de criar ‘falsas memórias’, constituidor de representações que nós temos da realidade histórica”, aponta Palacios.

A Night to Remember

Docudrama inglês de 1958, A Night to Remember é reconhecido como uma das obras mais fiéis ao naufrágio do Titanic, pelo realismo com que reflete a tragédia da noite de 14 de abril de 1912. O longa mostra o navio desde a sua viagem inaugural, com 2.207 passageiros, até a chegada do Carpathia, embarcação que resgatou os poucos mais de 700 sobreviventes.

O roteiro de Eric Ambler se baseou no livro homônimo do historiador Walter Lord, publicado em 1955 e escrito a partir de depoimentos de dezenas de sobreviventes. A direção de Roy Ward Baker traz como destaque o ator inglês Kenneth More. Em 1959, o filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Inglesa.



SERVIÇO

Evento: Operação Titanic
O quê: Exibição do Filme A Night to Remember (Somente Deus por Testemunha) - 1958
Quando: 24 de maio de 2012 às 11 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA - Campos Ondina
Quanto: Entrada e pipoca gratuitas e sorteio de brindes
Quem: Alunos da Disciplina de Oficina de Comunicação e Escrita
Contatos: operacaotitanic@gmail.com / Twitter: @operacaotitanic

http://youtu.be/3sjJU68Hq0Q



Nenhum comentário:

Postar um comentário