quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Oficina de Teatro para Surdos na Biblioteca Publica Anísio Teixeira

Nas manhãs de sábado dos meses de Novembro e Dezembro será realizada a segunda edição do Curso de Teatro para surdos promovido pela Biblioteca Anísio Teixeira - Fundação Pedro Calmon, ministrado pelo professor e palhaço Marcos Fernandes.

O curso intitulado A PUREZA DO SILÊNCIO tem em sua metodologia a fusão da arte do palhaço e a Língua Brasileira de Sinais.


Vinculado a Biblioteca Anísio Teixeira (Fundação Pedro Calmon), referência no atendimento aos surdos, desenvolvendo várias atividades artístico-educativas. As aulas acontecerão todas nas manhãs de sábados, nos meses de Novembro e Dezembro do presente ano.

Eixo para esta proposta pedagógica “a nobre arte do palhaço” é uma técnica de interpretação para o teatro com forte trabalho expressivo, pois todo o corpo do palhaço fala e olha. Ultrapassando a simples representação, consiste na exploração e exposição cômica das qualidades e defeitos dos indivíduos que o vivenciam. Torna-se um modo de expressão pessoal. O palhaço põe em desordem certa ordem, erra e acerta onde não se espera, deve saber realizar seus fracassos com talento, trabalho e técnica.

O palhaço é aquele que sem “dizer uma palavra” é capaz de levar platéias à sorri e a chorar. Bons exemplos disto são os filmes do Charles Chaplin e o espetáculo teatral “O Sapato do Meu Tio”, onde ficam bem claras as potencialidades desta forma de expressão.

O trabalho e a técnica adotada dialogam com as diversidades e especificidades, não exigindo nenhuma forma de padronização, mas sim propondo com o que, cada sujeito tem para oferecer, permitindo total acesso de todos sem nenhuma descriminação, e nem empecilhos anatômico, comunicativos e ou étnicos.

SERVIÇO

O que: Curso de Teatro para surdos “A Pureza do Silêncio”

Com: Professor e palhaço Marcos Fernandes

Quando: 05, 12, 19 e 26 de novembro de 2011 (sábados) e 03, 10, 17 de dezembro de 2011

HORAS: das 08:30 as 12 HORAS

Onde: Biblioteca Anísio Teixeira
(Av. Sete de Setembro, 74. Ladeira de São Bento. Centro. Salvador. Telefone: 3117-6339/37

Inscrições gratuitas no local






Nenhum comentário:

Postar um comentário