quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EDUFBA lança o livro Memoráveis paixões transculturais: euroafromeríndia, de autoria de Roland Schaffner


No próximo dia 10, a partir das 17 horas, acontecerá o lançamento do livro Memoráveis paixões transculturais: euroafromeríndia, de autoria de Roland Schaffner. Publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia, a obra será lançada no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, durante as atividades da Semana de Arte Cultura Ciência e Tecnologia da UFBA.
Retrospectiva de convivências e atividades culturais realizadas no Brasil, na Índia e na Alemanha. Este é o ponto de partida da obra que busca entender e aproximar povos e culturas, respeitando suas diversidades e promovendo a defesa dos direitos humanos fundamentais.
Com a intenção de estabelecer a interculturalidade do Brasil, Índia e Alemanha, as atividades culturais realizadas nestes locais entre os anos de 1966 e 1999 são retomadas através de relatos pessoais, documentos, observações sociopolíticas e reflexões teóricas, além de esboços de viagens para estes países, incluindo metrópoles e seus interiores. Fotografias e gráficos acompanham o texto, que revelam os desafios enfrentados por atores culturais e artistas para manter ou conquistar seu espaço e liberdade de expressão.
Informações adicionais sobre este livro
ISBN: 978-85-232-0760-1
Ano: 2011
Número de páginas: 301
Formato: 18 x 25 cm
Serviço
O quê: Lançamento do livro Memoráveis paixões transculturais: euroafromeríndia, de autoria de Roland Schaffner
Quando: 10 de novembro de 2011, a partir das 17 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, durante as atividades da Semana de Arte Cultura Ciência e Tecnologia da UFBA
Preço: R$ 45,00

Roland Schaffner

Foi diretor do Icba (Salvador) durante quase duas décadas (1970-1990) sendo uma referência de liberdade para artistas e intelectuais.

Roland Schaffner nasceu em Dresden (Alemanha), uma cidade que foi destruída pelos nazistas. Ele cresceu em Colônia, e desde os 14 anos pegava carona pelo sul da Europa e norte da África. Na Austrália trabalhou como carpinteiro. Ao voltar para a Alemanha descobriu a literatura comparada. Dos estudos literários, por 12 anos, seu interesse passou para a contextualização sociológica e política das artes. Seu trabalho foi único e modelo para os demais institutos. A coletividade escolheu o Icba como porta-voz de seus anseios, centro de realização e intercâmbio.
Depois ele foi trabalhar em Calcutá, na Índia. Retornou, desta vez para Belo Horizonte onde mobilizou o cenário cultural de forma inédita. Em 1992, Schaffner recebeu o título de cidadão soteropolitano e, em, agosto do mesmo ano, voltou a assumir o Icba em Salvador realizando o I salão de Arte Digital, fundou o primeiro núcleo do vídeo baiano, agitou o teatro musical e diversos outros artes. Em 1999 ele saiu do Icba e começou a escrever um livro com suas experiências interculturais em que contextualiza suas experiências.
Em 2009 por iniciativa do ator e antropólogo Antônio Godi, membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Roland Schaffner foi homenageado por sua contribuição à cultura baiana. Verdadeira universidade à parte, um “campus livre”, o trabalho de Schaffner foi revolucionário, participativo, compartilhado. Roland Schaffner é o nome que está gravado na memória de todos.

Sites referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário