segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC), chega à sua quarta edição

Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC), chega à sua quarta edição 
de 22 a 30 de outubro, em Salvador.

Maior festival internacional de artes cênicas no Norte e Nordeste do país, o FIAC, de caráter anual, confirma-se na agenda cultural do estado como um pólo aglutinador de espetáculos de estéticas inovadoras, pesquisa de linguagem e propostas ousadas, que isoladamente e em seu conjunto refletem sobre o fazer teatral e os rumos das artes cênicas no Brasil e no mundo.
As montagens, de seis países – Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha e França, além do Brasil – e diversos gêneros, serão distribuídas em 12 teatros e também em espaços públicos e alternativos. As atrações, que vêm de diferentes contextos culturais e com variadas estéticas e técnicas, vão dialogar também com a produção cênica local, presente na programação.
Rede de atuação que inclui circulação de espetáculo, troca de experiências, formação profissional e de platéia, divulgação da produção baiana, interferência no calendário cultural do estado, celebração e reflexão sobre as artes cênicas –, o FIAC se instala como um instrumento transformador, numa iniciativa com potencial de desdobramentos em diversas áreas. 

DESTAQUE:

INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA OFICINAS FIAC ATÉ 16 DE OUTUBRO

As oficinas se constituem como um espaço de encontro e troca de experiências entre artistas de diversos contextos culturais. Com foco específico na formação em Artes Cênicas, o FIAC aposta na iniciação e qualificação profissional daqueles que participam das artes do espetáculo.
Na edição 2011, uma programação de atividades gratuitas voltadas para pessoas que estão em cena e também por trás dela: técnicas de interpretação, musicalidade, treinamento corporal, recuperação física, cenografia e teatro de animação.
Os interessados deverão fazer o download da ficha de inscrição (Clique para baixar a ficha de inscrição (.doc)), preenchê-la e enviar para oficinas@fiacbahia.com.br  até 16 de outubro. O Festival disponibilizará também um posto para inscrições presenciais no pátio do Gothe-Institut/ICBA, entre os dias 13 e 15 de outubro, das 9h às 17h.
O resultado da seleção será publicado aqui no site até 19 de outubro.
Antecipe-se! As vagas são limitadas!

Oficina: PREPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO CORPO DO ATOR
Descrição e conteúdo:
 Como utilizar o corpo a serviço da arte e da beleza? Como não demonstrar esforço? Como manter o desempenho de alto nível, repetidos noite após noite? Como preservar o corpo? Como respeitá-lo? Como preparar o corpo? E como recuperá-lo? Tais questões fundamentam a oficina, que associa elementos teóricos a uma aplicação prática imediata.  Deste modo, serão abordados os seguintes conteúdos: preparação física geral e específica – de acordo com as necessidades do espetáculo, elementos essenciais, bandagem, estiramentos, exercício do pé, prevenção, reabilitação pós-ferimentos e recuperação.

Serviço:
Com: Marc Pujo (Théâtre du Soleil)
Data: 26 e 27/10
Horário: 9h às 12h
Local: TCA
Carga horária: seis horas
Público-alvo: Artistas das artes do palco (atores e dançarinos), esportistas de qualquer nível
Número de participantes: 15 pessoas
Obs: os participantes desta oficina devem usar traje esportivo.

Oficina: A MUSICALIDADE DO CORPO DO ATOR

Descrição e conteúdo:
 Trata-se de uma oficina sobre a independência, a dependência e a interdependência do corpo e da voz. Serão realizados exercícios para refletir sobre a dissociação e a desarmonia do ser humano, aprofundando a relação entre o ritmo e a música de teatro. Serão desenvolvidas noções da linguagem musical (gramática e vocabulário), memória e escuta musical, além de uma discussão sobre a música do Théâtre du Soleil. Então, se chegará a uma aprendizagem da rítmica do corpo e da métrica da linguagem. Todo o trabalho será realizado sem instrumentos musicais, utilizando o próprio corpo.
Serviço:
Com: 
Jean Jacques Le Metre (Théâtre du Soleil)
Data: 26, 27 e 28/10
Horário: 14h às 17h
Local: TCA
Carga horária: nove horas
Público-alvo: Pessoas com ou sem experiência, professores de música, atores, diretores e bailarinos e não é necessário saber tocar um instrumento para participar do curso.
Número de participantes: 30 pessoas
Obs: os participantes desta oficina devem usar roupas leves.

Oficina: TÉCNICAS AVANÇADAS DE PERNA DE PAU
Descrição e conteúdo:
 Trata-se de uma oficina prática de perna de pau, na qual serão desenvolvidas técnicas avançadas de como cair e levantar-se da perna de pau sozinho. Em termos de deslocamento, serão abordadas as possibilidades de subir e descer escada, correr e pular, além de elementos específicos, tais como parada de mão, ponte e abertura.

Serviço:
Com:
 Marco Aurélio Feresin Junior (Grupo Artetude)
Data: 26/10
Horário: 14h às 18h
Local: TCA
Carga horária: quatro horas
Público-alvo: Pessoas que já saibam andar de perna de pau
Número de participantes: 15 pessoas
Obs: os participantes desta oficina devem levar sua própria perna de pau.

Oficina: TEORIA E PRÁTICA NO TEATRO DE ANIMAÇÃO
Descrição e conteúdo:
 Trata-se de uma oficina prática de manipulação direta, com objetivo de proporcionar uma vivência com as ferramentas básicas da manipulação de bonecos e objetos.   A oficina deverá explorar quatro princípios básicos: foco, nível, eixo e ponto fixo. Baseada em exercícios teórico-práticos, serão propostas atividades para compreensão e experimentação dos princípios no próprio corpo dos participantes, que também construirão protótipos simplificados para o treinamento da manipulação.

Serviço:
Com:
 Miguel Vellinho (PeQuod)
Data: 28/10
Horário: 14h às 18h
Local: TCA
Carga horária: quatro horas
Público-alvo: manipuladores, bonequeiros, estudantes de teatro, artes, professores, estudantes ou pessoas com interesse no universo da animação
Número de participantes: 20 pessoas
Obs: os participantes desta oficina devem levar tesoura, pilot grosso, cola branca e 01 garrafa PET de dois litros.

Oficina: CENOGRAFIA
Descrição e conteúdo:
 A oficina consiste de uma demonstração prática do processo de criação da cenografia dos espetáculos do Circo Teatro Udigrudi: O CanoOvo e A Devolução Industrial. A partir desta metodologia, serão introduzidas técnicas de moldagem de PVC, PET, EVA, PEBD. O trabalho abrange ainda a demonstração de alguns nós úteis, assim como a utilização dos materiais diversos em cena.

Serviço:
Com
 Luciano Porto (Circo Teatro Udigrudi)
Data: 28 e 29/10
Horário: 9h às 12h
Local: TCA
Carga horária: seis horas
Público-alvo: estudantes e profissionaisem Artes Cênicas, artesãos, interessados em reciclagem e aproveitamento de materiais.
Número de participantes: 20 pessoas
Obs: os participantes devem levar tesoura.

Oficina: ATUAÇÃO COMO RECONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DAS NEUTRALIDADES IBDIVIDUAIS
Descrição e conteúdo:
 A oficina tem como objetivo possibilitar a atores visitar novos e inaugurais sentidos em uma obra, um processo que ocorre a partir do reconhecimento de suas neutralidades individuais, em direção a conteúdos e formas não predominantes. Cada participante trabalhará com um pequeno texto de sua escolha, sobre o qual o coordenador procederá a uma série de intervenções. Deste modo, objetiva-se a construção de uma modulação mais ampla (e pessoal) do tempo e do espaço, através de desvelamentos insuspeitados das palavras e do corpo.

Serviço:
Com:
 Caco Ciocler
Data: 29/10
Horário: 14h às 17h
Local: TCA
Carga horária: três horas
Público-alvo: atores profissionais ou iniciantes (com alguma experiência)
Número de participantes: 20 pessoas
Obs: os participantes desta oficina devem memorizar um pequeno texto à sua escolha, de aproximadamente cinco linhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário