quinta-feira, 24 de junho de 2010

TURNÊ DO TEATRO OFICINA CHEGA A SALVADOR COM DIONISÍACAS


O Teatro Oficina chega a Salvador sob a direção de Zé Celso Martinez Corrêa para apresentar quatro peças que integram a turnê nacional do Dionisíacas em Viagem. O projeto tem apoio do Ministério da Cultura e manutenção da Cia Oficina pela Petrobras. As peças serão apresentadas de 25 a 28 de junho no Teatro de Estádio (instalação itinerante montada no Campus de Ondina da UFBa, atrás da Escola de Dança da UFBA). Todos os espetáculos de teatro são gratuitos, com sugestão de doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, brinquedos e flores para a peça Cacilda!

O “Carronaval das Dionisíacas” é composto por 29 músicos e atores da companhia em cena, numa equipe que engloba mais de 100 pessoas em todo o Brasil. Somente O time que viaja na turnê (formado por técnicos, produtores e artistas) conta com 57 pessoas. Em cada cidade visitada, um teatro/instalação (chamado de Teatro de Estádio) com capacidade para 2 mil pessoas é construído, abrigando uma estrutura de duas toneladas de equipamento de som, 150 refletores, dez projetores de vídeo, 12 tendas de camarins e área de convivência para comidas e bebidas. Uma equipe de vídeo (responsável pelas gravações e projeções durante as peças) e outra de web, ainda compõem o Dionisíacas, pois os espetáculos são transmitidos ao vivo pelo site www.teatroficina.com.br.

O primeiro espetáculo teatral a ser apresentado acontece no dia 25 de junho (sexta feira, 20h). Trata-se de Taniko, o Rito do Mar, baseado em peça de Zeami (1363 a 1443), dramaturgo e dançarino japonês criador do Teatro Nô. Numa recriação de Luis Antonio e José Celso Martinez Correa, esse rito foi transformado na primeira viagem dos imigrantes japoneses ao Brasil, oferecendo ao público um musical “nô bossa nova tranzênicu”. Taniko é um espetáculo diferenciado na programação do Dionisíacas – tanto pela sua duração, de cerca de 1h30, quanto pela encenação, indicada ao público de todas as idades.

No dia 26/06 (sábado, 18h) será a vez de Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!, segunda parte da maxi série teatral sobre a vida e obra da atriz Cacilda Becker, aqui em início de carreira, interpretada por Anna Guilhermina. Escrita e dirigida por José Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond, trata-se da mais recente obra da Cia Oficina – foi produzida no final de 2009 –, passeando pela história do Brasil entre as décadas de 1940 e 1960, sob o ponto de vista de uma das maiores artistas brasileiras.

Já no dia 27/06 (domingo, 18h), o público poderá conferir Bacantes, de volta a Salvador depois de 14 anos desde a primeira encenação no MAM. A peça reconstitui o ritual de origem do Teatro em 25 cantos e cinco episódios. Com música composta por Zé Celso, a última tragédia grega conhecida – Bakxai (406 a.C.), de Eurípides –, é encenada como ópera de Carnaval para cantar o nascimento, morte e renascimento de Dionysios, Deus do Teatro. Uma das mais conhecidas – e polêmicas – obras do Teatro Oficina, Bacantes foi apresentada em 1996 com enorme sucesso na capital baiana, em sessões que até hoje são consideradas por artistas do grupo como algumas das mais instigantes da história da Cia.

As apresentações teatrais serão encerradas no dia 29/06 (segunda feira, 20h), com O Banquete. Criado e recriado por Sócrates, Platão e Zé Celso, numa Ode ao Amor, a montagem traz para a cena entidades míticas como Zeus, Hera, Eros, a deusa Embriaguez, Pênia, Jesus e Fidel Castro, reunidos numa festa promovida por um grande ator grego que acaba de encenar as Bacantes no Teatro de Estádio. A peça foi montada a convite do Festival de Zagreb, na Croácia, e em junho de 2009 iniciou temporada em São Paulo, também com enorme sucesso. A encenação marca a comemoração final das Dionisíacas e é seguida de uma grande festa com o público, ao som da Banda Tigre Dente de Sabre, cujos músicos acompanham a turnê.

Público Baiano – “O fato do público baiano gostar de brincar e atuar, e, principalmente, de reconhecer a mitologia grega através dos cultos afro-brasileiros faz com que ele tenha uma compreensão muito maior da nossa encenação que em outros lugares”, comenta Zé Celso, que pretende conseguir nessa turnê o mesmo sucesso de público das visitas passadas a Salvador.


Serviço

Oque: Dionisíacas

Quem: Teatro Oficina Uzina Uzona - SP

Quando: de 25 a 28 de junho de 2010

Onde: no Campus de Ondina da UFBa, atrás da Escola de Dança.

Entrada gratuita: Doação Voluntária de alimentos, brinquedos e flores.


Para saber mais:

www.teatroficina.com.br

http://www.youtube.com/tvuzyna

http://blog.teatroficina.com.br/


Este texto foi compilado do site: http://teatroficina.uol.com.br/menus/45/posts/355 acessado dia 24/06/2010 as 19:21h


Nenhum comentário:

Postar um comentário